RECURSOS DE EDUCAÇÃO QUÍMICA INFORMATIZADA: ÁGUA, SAÚDE E SIMETRIA

Última Atualização 17/ 11/ 2002

em Inglês/ em Esperanto/ em Português
Resumo do curso a ser apresentado por Roberto A. Mueller durante o XVI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química (XVI ERSBQ-MG) em Viçosa, Minas Gerais, Brasil, de18-20/11/2002. O tema da reunião é "Qualidade das águas: uma questão social".
 
SEÇÕES GRÁFICOS
Introdução  
Índice de Desenvolvimento Humano  
Recurso gráfico  
População e área 8
Produção de água 13
Utilização de água 8
Irrigação 6
Saúde e despesas 9
Aquisição de dados  
Organização de dados  
Educação  
Comentários  

Introdução

Neste curso será utilizada a técnica interativa desenvolvida na teleeducação química devido à sua elevada eficiência educativa.
Apresentam-se mais de 5.700 dados de 169 países, organizados em 44 gráficos de fontes diferentes, todos ordenados segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (HDI) conforme o Relatório de 2000, publicado em Português, pela Trinova Editora, Rua das Salgadeiras, 36-2 Esq., 1200, Lisboa, Portugal.

A simetria surgirá naturalmente após comparação dos dados e o respectivo HDI .

Índice de Desenvolvimento Humano (HDI)

HDI é a soma de itens de medidas de desenvolvimento humano, apresentados a seguir.


Recurso gráfico

Os 44 gráficos são uniformemente organizados para atender ao usuário. No topo uma tarja alaranjada contém o título do gráfico. Logo abaixo segue uma tarja amarela informando a variação dos dados e sua unidade. A coordenada x do cursor pode ser usada para a rápida localização de qualquer país de um gráfico para outro, pois todos os países são representados nas mesmas posições relativas em todos os aplicativos. O nome de qualquer país particular e seu dado correspondente são mostrados na barra de status no rodapé do navegador sempre que o mouse for arrastado segundo a posição indicada pelo cursor no gráfico. O menu no lado direito da figura permite a seleção de diferentes conjuntos de dados. Ao clicar o mouse no menu, será mostrado o gráfico correspondente. Qualquer novo gráfico é marcado por uma faixa cinza quando selecionado pela primeira vez. Isto permite notar qualquer seqüência de seleções adotada. Cinco capítulos conseguem armazenar a informação gráfica selecionada, conforme pode ser observado na tabela no topo desta página. Todos os dados encontram-se em números inteiros, ausência de dado é indicada por -1.

População e área

Apresentação de dados demográficos e área cultivada no Planeta em 8 gráficos, de acordo com a seqüência do HDI para cada um dos 169 países organizados conforme explicado em recurso gráfico.

Os  8 gráficos são: população total, população urbana, população rural, densidade demográfica, área arável, cultivares permanentes, densidade demográfica rural, porcentagem de área arável e cultivares permanentes.

Bibliografia
Aquastat - FAO's Information System on Water and Agriculture.
http://www.fao.org/waicent/faoinfo/agricult/agl/aglw/aquastat/dbase/index.htm


Produção de água

Apresentação de diferentes dados de produção de água no Planeta em 13 gráficos, de acordo com a seqüência do HDI para cada um dos 169 países organizados conforme explicado em recurso gráfico.

Os 13 gráficos são: produção interna de água de superfície, produção de água do solo, fonte de água total internamente renovável, precipitação média (em volume), água reutilizada e água desalinizada. Mais todos os anteriores na forma "per capta". E também se encontra a precipitação média em mm/ano.

Inclui-se aqui o estudo da precipitação per capta para discutir aspectos sociais médios de precipitação.

Bibliografia
Aquastat - FAO's Information System on Water and Agriculture
http://www.fao.org/waicent/faoinfo/agricult/agl/aglw/aquastat/dbase/index.htm


Utilização de água

Apresentação da utilização de água no Planeta em 8 gráficos, de acordo com a seqüência do HDI para cada um dos 169 países organizados conforme explicado em recurso gráfico.

Os 8 gráficos são: uso total de água, água utilizada em indústria, uso doméstico de água, uso de água na agricultura, uso de água por área arável e cultivares permanentes, uso doméstico de água per capta, cultivares irrigados e produção de grãos irrigados.

Favor notar a grande importância do uso doméstico de água per capta relacionada à produção social, saúde e qualidade de vida.

Bibliografia
Aquastat - FAO's Information System on Water and Agriculture
http://www.fao.org/waicent/faoinfo/agricult/agl/aglw/aquastat/dbase/index.htm


Irrigação

Este capítulo é dedicado à Universidade Federal de Viçosa (UFV), tradicionalmente uma universidade agrária, local onde o XVI ERSBQ-MG ocorrerá .

Estudantes de química podem não estar familiarizados com sistemas de irrigação. As figuras 1 e 2 apresentarão uma primeira noção de irrigação por aspersão e de superfície.


Figura 1. Irrigação por aspersão.


Figura 2. Irrigação de superfície.

Apresentação de diversos sistemas de irrigação no Planeta em 6 gráficos, de acordo com a seqüência do HDI para cada um dos 169 países organizados conforme explicado em recurso gráfico.

Os 6 gráficos são: um primeiro grupo sobre área irrigada com: água de superfície, água do solo, e com água de fontes não convencionais. E um segundo grupo: irrigação de superfície, por aspersão e micro irrigação.

Bibliografia
Aquastat - FAO's Information System on Water and Agriculture
http://www.fao.org/waicent/faoinfo/agricult/agl/aglw/aquastat/dbase/index.htm


Saúde e despesas

Apresentação de saúde, educação e dados relacionados no Planeta em 9 gráficos, de acordo com a seqüência do HDI para cada um dos 169 países organizados conforme explicado em recurso gráfico.

Os 9 gráficos são: cólera relatada à OMS, malária em 1997, campylobactéria em espécimes de diarréia de crianças abaixo de 5 anos, população usando instalações sanitárias adequadas (1999),  população usando água tratada (1999), gastos públicos em educação (1995-1997), gastos públicos em saúde (1998) , cientistas e engenheiros em P&D (1987-1997) e média de escolaridade, idade acima de 14 anos (2000).

Favor notar a simetria relacionada à malária, uso doméstico de água per capta e média de escolaridade.

Bibliografia
Human Development Report 2001 (HDR-2001)
http://www.undp.org/hdr2001

Cholera Cases Notified to WHO, 1998
http://www.who.int/emc/diseases/cholera/choltbl1998.html

OMS (WHO) Copenhagen, Denmark, 21-25 November 2000
http://www.who.int/emc-documents/zoonoses/docs/whocdscsraph20017.pdf


Aquisição de dados

Neste capítulo o estudante será informado a respeito de alguns aspectos técnicos sobre o trabalho de montagem desta página.
A transferência dos dados originais das tabelas Aquastat apresenta-se de modo semelhante ao mostrado na figura 3. Números inteiros e com decimais são misturados junto a outros caracteres. O caracter negativo foi adicionado a esta posição somente para mostrar como a fonte original anuncia a ausência de um dado


Figura 3. Aspectos das tabelas originais.

A figura 4 mostra os dados arranjados em formato adequado por um programa fortran. Aqui os dados são arquivados como algarismos inteiros, conforme adotado para todos os 169 países. A lacuna para "total internal renewable water resources" para Argélia foi introduzida na figura somente por motivos didáticos, para mostrar sua representação por -1.


Figura 4. Dados ordenados por computador para inspeção visual.

A parte inicial das 4 linhas para os dados de precipitação em mm/ano, conforme usado na matriz para um dos gráficos pode ser observada na figura 5. A notação para o valor ausente é -1. Esta tabela foi preparada por um programa fortran.


Figura 5. Pequena seção de uma das matrizes de dados usada no programa aplicativo.

Organização dos dados

O cálculo do fator de escala para a construção gráfica demanda a determinação do maior valor a ser locado. Isto foi conseguido mediante ordenação de cada conjunto de 169 valores. Para a ordenação escolheu-se o algoritmo QuickSort que funciona da seguinte maneira. A partir de um elemento semente da matriz (aqui foi adotado o elemento na posição central da matriz) QuickSort particiona a matriz em dois compartimentos. Coloca todos os elementos menores do que a semente num compartimento e os maiores ou iguais no outro compartimento. De modo recursivo, o algoritmo repete a tarefa em cada partição até ordenar todos os elementos. A velocidade será maior quando o elemento semente estiver no centro da faixa de valores da matriz.

Bibliografia
HERBERT SCHILDT, "C" Completo e Total, Makron Books do Brasil LTDA e Editora McGrae-Hill Ltda, São Paulo, 1991, 889 p.

Educação

As figuras 6, 7, 8, 9 e 10 mostram crianças e jovens estudantes sentados no chão de suas salas de aula em diferentes atividades e em condições muito diferentes. A análise cuidadosa destas situações preparará a mente para algumas conclusões sobre comportamento, coexistência de raças, igualdade de oportunidades e possíveis ações futuras.


Figura 6. Crianças sentadas no chão e sua professora em sala de aula.
http://www.unicef.org/sowc02/feature4.htm



Figura 7. Meninas anotando em cadernos no chão da sala de aula.
http://www.unicef.org/sowc02/feature3.htm



Figura 8. Crianças sentadas no chão da sala de aula observando sua professora preparando comida. http://www.henry.k12.ga.us/ele/gingerbread/patrick.htm



Figura 9. Crianças sentadas no chão da sala de aula e usando os chapéus preparados durante uma aula de arte. http://www.centennial.k12.or.us/schools/lm/kids/images/rouse_shape_hats_small.jpg



Figura 10. Jovens estudantes sentados no chão, preparando uma atividade lúdica.
http://www.childresearch.net/CYBRARY/PLAYSHOP/2000NAGOYA/FIND.HTM


Comentários

Parte do conjunto informações dos dados originais tem subconjuntos de dados coletados em datas diferentes. Quando a vontade política, os recursos financeiros e organizacionais forem favoráveis em todos os países então não haverá mais lacunas.
Dedicação, competência e amor permitem ensinar com sucesso. Recursos materiais e acomodações são de relevante importância, capazes de aumentar o interesse, curiosidade e a motivação dos estudantes. Quando as pessoas moverem ações construtivas os contrastes serão atenuados e mais progresso ocorrerá.
Quando isto acontecer não haverá mais terror nem terroristas, não haverá guerras nem guerreiros, a fome será um termo arcaico porque haverá comida para todos. A violência será identificada e tratada como doença curável já em tenra idade infantil. Epidemias serão extintas por completo porque a população global viverá em equilíbrio de corpo e mente, em ambiente mantido limpo pelos seus habitantes. A dor será substituída pela compreensão e a compreensão construirá felicidade no ambiente. O entendimento da simetria complementar entre saúde e desenvolvimento humano será global. A moral guiará suicidas a oferecer seus corpos para a medicina experimental de modo a eliminar eventual doença desconhecida.
Armas em geral e de destruição em massa serão locadas em seções de museus e o povo preferirá visitar outras seções.
Para alguns isto parecerá novidade, outros identificarão antigas verdades.
A ignorância não impedirá que uma utopia local seja uma realidade em civilizações mais avançadas.
Boas coisas tendem a se eternizar. Por outro lado, todas as coisas ruins pertencem a uma moda passageira.

Por favor, envie teus comentários.

Tabela de temas.
Apresentação
Química Analítica Análise orgânica elementar
Análise volumétrica, simulação
Cromatografia
Embargo e antibióticos em mel, artigo formal
Cristalografia Ausência do eixo pentagonal em cristalografia 
Cela unitária em retículo hexagonal
Cinco classes do sistema cúbico
Cinco classes do sistema romboédrico
Conversor de coordenadas esféricas em projeção estereográfica
Cristais geminados
Determinação de cela unitária
Do tetraedro ao prisma
Duas classes do sistema triclínico
Eixo binário e plano de simetria em projeção estereográfica
Eixo de rotoinversão de ordem 4 no tetraedro
Eixo de transrotação ternário
Eixos de rotação no octaedro e em compostos de Werner
Eixos de rotação no tetraedro e em moléculas orgânicas
Eixos de simetria impróprios
Elementos de simetria em ação - animação
Elementos de simetria em ação - jogo do cubo
Elementos de simetria em ação - jogo do dodecaedro
Elementos de simetria em ação - jogo do icosaedro
Elementos de simetria em ação - jogo do octaedro
Elementos de simetria em ação - jogo do tetraedro
Equações da reta e elementos de simetria
Esfera de Ewald e medidas cristalográficas
Extinções
Grupos bidimensionais de simetria
Índices de Miller
Jogo dos elementos de simetria e índices de Miller
Jogo dos elementos de simetria e índices de Miller do octaedro
Jogo dos índices de Miller - animação
Jogo dos índices de Miller - cubo
Jogo dos índices de Miller - dodecaedro rômbico
Jogo dos índices de Miller - octaedro
Jogo dos índices de Miller - tetraedro
Modelos dos eixos 31 e 32 suportados por lápis
Orientações do cubo
Pergunta sobre grupo pontual
Plano de reflexão
Projeção esférica do octaedro
Projeção estereográfica
Projeção estereográfica de seis poliedros em diferentes orientações
Projeção gnomônica
Retículo cristalino e cela unitária
Retículos de Bravais
Rotação da projeção paralela e estereográfica do cubo
Seções cônicas sob operadores de simetria
Seis elementos de simetria em sete orientações
Sete classes do sistema hexagonal
Sete classes do sistema tetragonal
Sete faces em projeção estereográfica
Simetria, eixo de ordem 2
Simetria, eixo de ordem 2, 3 e 6 no benzeno
Simetria, eixo de ordem 3 no cubo
Simetria, eixo de ordem 4 na cela unitária de ouro
Simetria, eixo de ordem 4 no cubo
Simetria na arte e na cristalografia
Três classes do sistema monoclínico
Três classes do sistema ortorômbico
Geral Célula eletroquímica
Conformações do butano
Conformações do etano
Densidade
Ouro sólido e líquido
Recursos de educação química informatizada: água, saúde e simetria
Teste de química geral com enfoque em química ambiental