Última Atualização 17/ 11/ 2002
Resumo do curso a ser apresentado por Roberto A. Mueller durante o XVI Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química (XVI ERSBQ-MG) em Viçosa, Minas Gerais, Brasil, de18-20/11/2002. O tema da reunião é "Qualidade das águas: uma questão social".em Inglês/ em Esperanto/ em Português
Neste curso será utilizada a técnica interativa desenvolvida
na teleeducação química devido à sua elevada
eficiência educativa.
Apresentam-se mais de 5.700 dados de 169 países, organizados
em 44 gráficos de fontes diferentes, todos ordenados segundo o Índice
de Desenvolvimento Humano (HDI) conforme o Relatório de 2000, publicado
em Português, pela Trinova Editora, Rua das Salgadeiras, 36-2 Esq.,
1200, Lisboa, Portugal.
A simetria surgirá naturalmente após comparação dos dados e o respectivo HDI .
Índice de Desenvolvimento Humano (HDI)
HDI é a soma de itens de medidas de desenvolvimento humano, apresentados a seguir.
Os 44 gráficos são uniformemente organizados para atender ao usuário. No topo uma tarja alaranjada contém o título do gráfico. Logo abaixo segue uma tarja amarela informando a variação dos dados e sua unidade. A coordenada x do cursor pode ser usada para a rápida localização de qualquer país de um gráfico para outro, pois todos os países são representados nas mesmas posições relativas em todos os aplicativos. O nome de qualquer país particular e seu dado correspondente são mostrados na barra de status no rodapé do navegador sempre que o mouse for arrastado segundo a posição indicada pelo cursor no gráfico. O menu no lado direito da figura permite a seleção de diferentes conjuntos de dados. Ao clicar o mouse no menu, será mostrado o gráfico correspondente. Qualquer novo gráfico é marcado por uma faixa cinza quando selecionado pela primeira vez. Isto permite notar qualquer seqüência de seleções adotada. Cinco capítulos conseguem armazenar a informação gráfica selecionada, conforme pode ser observado na tabela no topo desta página. Todos os dados encontram-se em números inteiros, ausência de dado é indicada por -1.
Apresentação de dados demográficos e área cultivada no Planeta em 8 gráficos, de acordo com a seqüência do HDI para cada um dos 169 países organizados conforme explicado em recurso gráfico.
Os 8 gráficos são: população total, população urbana, população rural, densidade demográfica, área arável, cultivares permanentes, densidade demográfica rural, porcentagem de área arável e cultivares permanentes.
Bibliografia
Aquastat - FAO's Information System on Water and Agriculture.
http://www.fao.org/waicent/faoinfo/agricult/agl/aglw/aquastat/dbase/index.htm
Apresentação de diferentes dados de produção de água no Planeta em 13 gráficos, de acordo com a seqüência do HDI para cada um dos 169 países organizados conforme explicado em recurso gráfico.
Os 13 gráficos são: produção interna de água de superfície, produção de água do solo, fonte de água total internamente renovável, precipitação média (em volume), água reutilizada e água desalinizada. Mais todos os anteriores na forma "per capta". E também se encontra a precipitação média em mm/ano.
Inclui-se aqui o estudo da precipitação per capta para discutir aspectos sociais médios de precipitação.
Bibliografia
Aquastat - FAO's Information System on Water and Agriculture
http://www.fao.org/waicent/faoinfo/agricult/agl/aglw/aquastat/dbase/index.htm
Apresentação da utilização de água no Planeta em 8 gráficos, de acordo com a seqüência do HDI para cada um dos 169 países organizados conforme explicado em recurso gráfico.
Os 8 gráficos são: uso total de água, água utilizada em indústria, uso doméstico de água, uso de água na agricultura, uso de água por área arável e cultivares permanentes, uso doméstico de água per capta, cultivares irrigados e produção de grãos irrigados.
Favor notar a grande importância do uso doméstico de água per capta relacionada à produção social, saúde e qualidade de vida.
Bibliografia
Aquastat - FAO's Information System on Water and Agriculture
http://www.fao.org/waicent/faoinfo/agricult/agl/aglw/aquastat/dbase/index.htm
Este capítulo é dedicado à Universidade Federal de Viçosa (UFV), tradicionalmente uma universidade agrária, local onde o XVI ERSBQ-MG ocorrerá .
Estudantes de química podem não estar familiarizados com sistemas de irrigação. As figuras 1 e 2 apresentarão uma primeira noção de irrigação por aspersão e de superfície.
Figura 1. Irrigação por aspersão.
Figura 2. Irrigação de superfície.
Apresentação de diversos sistemas de irrigação no Planeta em 6 gráficos, de acordo com a seqüência do HDI para cada um dos 169 países organizados conforme explicado em recurso gráfico.
Os 6 gráficos são: um primeiro grupo sobre área irrigada com: água de superfície, água do solo, e com água de fontes não convencionais. E um segundo grupo: irrigação de superfície, por aspersão e micro irrigação.
Bibliografia
Aquastat - FAO's Information System on Water and Agriculture
http://www.fao.org/waicent/faoinfo/agricult/agl/aglw/aquastat/dbase/index.htm
Apresentação de saúde, educação e dados relacionados no Planeta em 9 gráficos, de acordo com a seqüência do HDI para cada um dos 169 países organizados conforme explicado em recurso gráfico.
Os 9 gráficos são: cólera relatada à OMS, malária em 1997, campylobactéria em espécimes de diarréia de crianças abaixo de 5 anos, população usando instalações sanitárias adequadas (1999), população usando água tratada (1999), gastos públicos em educação (1995-1997), gastos públicos em saúde (1998) , cientistas e engenheiros em P&D (1987-1997) e média de escolaridade, idade acima de 14 anos (2000).
Favor notar a simetria relacionada à malária, uso doméstico de água per capta e média de escolaridade.
Bibliografia
Human Development Report 2001 (HDR-2001)
http://www.undp.org/hdr2001
Cholera Cases Notified to WHO, 1998
http://www.who.int/emc/diseases/cholera/choltbl1998.html
OMS (WHO) Copenhagen, Denmark, 21-25 November 2000
http://www.who.int/emc-documents/zoonoses/docs/whocdscsraph20017.pdf
Neste capítulo o estudante será informado a respeito de
alguns aspectos técnicos sobre o trabalho de montagem desta página.
A transferência dos dados originais das tabelas Aquastat apresenta-se
de modo semelhante ao mostrado na figura 3. Números inteiros e com
decimais são misturados junto a outros caracteres. O caracter negativo
foi adicionado a esta posição somente para mostrar como a
fonte original anuncia a ausência de um dado
Figura 3. Aspectos das tabelas originais.
A figura 4 mostra os dados arranjados em formato adequado por um programa fortran. Aqui os dados são arquivados como algarismos inteiros, conforme adotado para todos os 169 países. A lacuna para "total internal renewable water resources" para Argélia foi introduzida na figura somente por motivos didáticos, para mostrar sua representação por -1.
Figura 4. Dados ordenados por computador para inspeção
visual.
A parte inicial das 4 linhas para os dados de precipitação em mm/ano, conforme usado na matriz para um dos gráficos pode ser observada na figura 5. A notação para o valor ausente é -1. Esta tabela foi preparada por um programa fortran.
Figura 5. Pequena seção de uma das matrizes de dados
usada no programa aplicativo.
O cálculo do fator de escala para a construção gráfica demanda a determinação do maior valor a ser locado. Isto foi conseguido mediante ordenação de cada conjunto de 169 valores. Para a ordenação escolheu-se o algoritmo QuickSort que funciona da seguinte maneira. A partir de um elemento semente da matriz (aqui foi adotado o elemento na posição central da matriz) QuickSort particiona a matriz em dois compartimentos. Coloca todos os elementos menores do que a semente num compartimento e os maiores ou iguais no outro compartimento. De modo recursivo, o algoritmo repete a tarefa em cada partição até ordenar todos os elementos. A velocidade será maior quando o elemento semente estiver no centro da faixa de valores da matriz.
Bibliografia
HERBERT SCHILDT, "C" Completo e Total, Makron Books do Brasil LTDA
e Editora McGrae-Hill Ltda, São Paulo, 1991, 889 p.
As figuras 6, 7, 8, 9 e 10 mostram crianças e jovens estudantes sentados no chão de suas salas de aula em diferentes atividades e em condições muito diferentes. A análise cuidadosa destas situações preparará a mente para algumas conclusões sobre comportamento, coexistência de raças, igualdade de oportunidades e possíveis ações futuras.
Figura 6. Crianças sentadas no chão e sua professora
em sala de aula.
http://www.unicef.org/sowc02/feature4.htm
Figura 7. Meninas anotando em cadernos no chão da sala de aula.
http://www.unicef.org/sowc02/feature3.htm
Figura 8. Crianças sentadas no chão da sala de aula observando
sua professora preparando comida. http://www.henry.k12.ga.us/ele/gingerbread/patrick.htm
Figura 9. Crianças sentadas no chão da sala de aula e
usando os chapéus preparados durante uma aula de arte. http://www.centennial.k12.or.us/schools/lm/kids/images/rouse_shape_hats_small.jpg
Figura 10. Jovens estudantes sentados no chão, preparando uma
atividade lúdica.
http://www.childresearch.net/CYBRARY/PLAYSHOP/2000NAGOYA/FIND.HTM
Parte do conjunto informações dos dados originais tem
subconjuntos de dados coletados em datas diferentes. Quando a vontade política,
os recursos financeiros e organizacionais forem favoráveis em todos
os países então não haverá mais lacunas.
Dedicação, competência e amor permitem ensinar
com sucesso. Recursos materiais e acomodações são
de relevante importância, capazes de aumentar o interesse, curiosidade
e a motivação dos estudantes. Quando as pessoas moverem ações
construtivas os contrastes serão atenuados e mais progresso ocorrerá.
Quando isto acontecer não haverá mais terror nem terroristas,
não haverá guerras nem guerreiros, a fome será um
termo arcaico porque haverá comida para todos. A violência
será identificada e tratada como doença curável já
em tenra idade infantil. Epidemias serão extintas por completo porque
a população global viverá em equilíbrio de
corpo e mente, em ambiente mantido limpo pelos seus habitantes. A dor será
substituída pela compreensão e a compreensão construirá
felicidade no ambiente. O entendimento da simetria complementar entre saúde
e desenvolvimento humano será global. A moral guiará suicidas
a oferecer seus corpos para a medicina experimental de modo a eliminar
eventual doença desconhecida.
Armas em geral e de destruição em massa serão
locadas em seções de museus e o povo preferirá visitar
outras seções.
Para alguns isto parecerá novidade, outros identificarão
antigas verdades.
A ignorância não impedirá que uma utopia local
seja uma realidade em civilizações mais avançadas.
Boas coisas tendem a se eternizar. Por outro lado, todas as coisas
ruins pertencem a uma moda passageira.
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