Última Atualização 27/ 03/ 2001
em Esperanto/ em Francês/ em Inglês/ em Português
Interagindo com esta página pode-se melhorar o entendimento a respeito da projeção estereográfica de um pólo de face cristalina localizado sobre a esfera de projeção. A projeção estereográfica é bidimensional, qualquer pólo de face cristalina estará contido sobre uma circunferência ou dentro do círculo por ela delimitado, segundo suas respectivas coordenadas esféricas, mostrado no lado direito da figura. Este círculo é justamente o círculo equatorial da esfera de projeção.
A figura mostra do lado esquerdo o desenho em perspectiva de uma esfera de projeção com os pólos norte e sul assinalados por N e S, respectivamente. A curva em azul representa a parte da esfera de projeção anterior à tela do monitor e a curva em branco a parte posterior. Os pontos P e Q representam na figura dois pólos de faces cristalinas projetados sobre a esfera. O arraste do quadrado verde na parte central da figura traça a reta SQ na esfera de projeção. Quando esta reta intercepta o plano equatorial da esfera de projeção um ponto branco é desenhado sobre a reta e um pequeno círculo (ou ponto vazio) na projeção estereográfica. Por outro lado, o arraste do quadrado verde na parte inferior do aplicativo traça a reta NP. Quando esta reta intercepta o plano equatorial um ponto branco é desenhado sobre a reta e um ponto preto na projeção estereográfica.
O plano equatorial da esfera de projeção desenhado em perspectiva coincide com a projeção estereográfica desenhada em perspectiva.
Qualquer pólo de face cristalina localizado sobre o círculo equatorial da esfera já estará presente sobre a circunferência da projeção estereográfica, não precisa ser projetado.
Bibliografia
1. Woolfson, M.M., X-ray Crystallography, Cambridge University Press, London, 1970.
Por favor, envie teus comentários.
Tabela de temas.