PEQUENA HISTÓRIA DA TELEEDUCAÇÃO

Primeira edição 15/ 3/ 2012
Última atualização 27/ 2/ 2014, em vermelho






Durante o X Encontro Regional da Sociedade Brasileira de Química, SBQ, em Viçosa, MG, de 6 a 8/11/1996, foi apresentado o programa WAGNER, um programa tipo animação gráfica escrito em linguagem "C" que rodava ao chamar o executável no "prompt" do MS-DOS do computador, originalmente desenvolvido para ilustrar parte introdutória de um exame de qualificação para Doutorado em Química Analítica no Instituto de Química de São Carlos, USP em 1995. Tal programa evoluiu para a linguagem Java ® e foi incluído na página cromatografia(P),  onde (P) informa que o português é o idioma da página e na página cromatografia(I), com (I) para indicar o idioma inglês, sediados na internet em 18/6/1998. Para apreciar o aplicativo o computador em uso deverá ter instalado o pacote de programas denominado Java Runtime Environment, JRE, distribuído gratuitamente pela Oracle.

Em 6/11/1997 foi apresentado no XI Encontro Regional da SBQ, em Lavras, MG o protótipo "Projeção de Newman Animada", outro programa escrito em linguagem "C" que rodava ao chamar um executável no "prompt" do MS-DOS. Este protótipo evoluiu para os programas interativos apresentados nas páginas a seguir:  etano(P), butano(P), etano(I), e butano(I) e foram sediados na internet em 18/6/1998.

Em 14/8/1998 foi desenvolvido um programa em Java ® para simular análise volumétrica, ou titrimétrica ou por volumetria ou por titrimetria ou titulométrica ou por titulometria para servir de nivelamento para os estudantes de disciplina básica de química, acessível na internet, conforme se pode verificar na página volumetria(P) e volumetria(I). Tal recurso educativo foi relatado na "19th ICDE World Conference on Open Learning and Distance Education", Viena, Áustria, de 20-24 de junho de 1999, cujo texto pode ser consultado no site da "Fern Universität in Hagen", na URL, Uniform Resource Locator ou Localizador de Recursos Padronizado, verificado em 12/3/ 2012 :
http://www.fernuni-hagen.de/ICDE/final/s_lists/abstract/u1a01579.htm

No dia 14/8/1998 foi elaborado o caderno de documentação cuja folha de rosto foi identificada com o código "SEP10" mediante etiqueta autoadesiva contendo a respectiva introdução inicial que continua em introducação, cont. Junto com o caderno foi anexado o disquete tipo "floppy" intitulado "Projeto Teleeducação" ao "CONCURSO NACIONAL DE SOFTWARE - 1998", no qual se nota inclusive o mesmo código identificador SEP10, contendo os 13 "softwares" para serem avaliados e que podem ser observados no formato original com um clique nas conexões existentes nas linhas de 1 a 13 da tabela-1. Todo este material foi enviado ao Ministério da Educação do Brasil, MEC, para participar da seleção do referido concurso. Note-se que poderia ter sido facilmente removida a etiqueta no disquete caso a organização desejasse entregar ao avaliador(a) o disquete contendo apenas o código SEP10. O diretório do conteúdo do disquete enviado ao MEC constou numa das páginas do caderno da documentação. A ficha de avaliação, composta pelo formulário impresso sob o título "Ficha de Avaliação de Trabalhos" preenchida pelo avaliador(a) do MEC com caneta de tinta vermelha no quadro da área com a letra "E", referia-se à modalidade Educação, com o código identificador SEP10 também em vermelho e registrou a pontuação final  igual a zero em azul foi enviada aos autores no mesmo envelope timbrado do MEC junto com a carta de agradecimento, o Ofício Circular do MEC, assinado pelo Coordenador-geral de Sistemas de Informação. Embora tenha sido procurada naquele envelope, não foi encontrada folha com qualquer crítica ao trabalho submetido.

Tabela-1. As 23 páginas da Teleeducação em 1998. As conexões nas linhas 12 e 13 da tabela eram simples menu direcionadores em português (P) e em inglês (I).
Linha Descrição
1 cromatografia(P)
2 cromatografia(I)
3 etano(P)
4 etano(I)
5 butano(P)
6 butano(I)
7 volumetria(P)
8 volumetria(I)
9 fecundação(P)
10 fecundação(I)
11 química geral(P)
12 teleeducação(P)
13 teleeducação(I)

Para os principiantes: é relevante notar na página química geral(P) que a grande discordância entre a quantidade de carbono inicial e a quantidade de carbono no equilíbrio numa das 3 experiências apresentadas na tabela colorida do problema deve provocar a desconsideração dos dados correspondentes para o experimento registrado naquela, apesar das palavras "cuidadoso" e "preciso" existentes no enunciado do problema. Uma segunda observação válida a respeito desta questão mostra que houve problema ao registrar os dados numa das linhas da tabela amarela que não ocorreu na tabela branca daquela página .

Folha de rosto

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Introdução

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Introdução cont.

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Disquete

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Diretório

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Ficha de avaliação

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Carta de agradecimento

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