Última Atualização 11/ 09/ 2002
em Esperanto/ em Francês/ em Inglês/ em Português
Jogos educacionais são aqui considerados como uma técnica alternativa para avaliação de estudantes "online". Esta técnica envolve o estudante numa atmosfera agradável e animada. A intenção do indivíduo em alcançar uma boa pontuação mantém atenção e motivação elevadas. Com este recurso será investido tempo em atividades construtivas relacionadas com operações de simetria (OS) e projeções de estruturas tridimensionais.
Para alcançar este objetivo apresentam-se na seqüência
abaixo cinco aplicativos em grau crescente de dificuldade, da esquerda
para a direita, basta clicar na conexão.
tetraedro | cubo | octaedro | dodecaedro | icosaedro |
O desafio é escolher uma seqüência adequada de cliques nos botões de OS no poliedro selecionado a fim de mover a coloração azul de uma aresta até colorir todas as arestas de azul.
Cada poliedro é iniciado de modo aleatório, o número de diferentes possibilidades iniciais em cada caso é igual ao número de arestas, como pode ser observado na tabela abaixo. Cada possibilidade é aqui denominada como um jogo, de modo que o tetraedro tem apenas 6 jogos.
tetraedro | cubo | octaedro | dodecaedro | icosaedro |
6 | 12 | 12 | 30 | 30 |
Todos os jogos podem ser reiniciados por um clique no centro da figura.
Sempre que um jogo for completado o programa mostrará o tempo inicial e final no topo e na base da figura, respectivamente.
Estudantes da disciplina de cristalografia da Universidade Federal de
Viçosa, Minas Gerais, Brasil resolveram jogos selecionados de OS
durante atividade em classe, os resultados gravados por um aplicativo especial
são apresentados na tabela abaixo, com os mínimos de botões
acionados e tempo para resolver.
poliedro | # estudantes | # jogos | mínimo de botões acionados | tempo mínimo de resolução (s) |
tetraedro | 11 | 6 | 2 | 1 |
cubo | 12 | 12 | 2 | 1 |
octaedro | 8 | 6 | 2 | 1 |
dodecaedro | 12 | 11 | 4 | 2 |
icosaedro | 8 | 8 | 5 | 3 |
Note na coluna "# estudantes" na tabela logo acima a preferência pelo cubo e dodecaedro. Todas os diferentes modos possíveis de iniciar jogos de tetraedro e cubo foram resolvidos, como indicado na coluna "# jogos". Maior número de arestas demanda maior número de cliques e conseqüentemente tempo mais longo para resolver o jogo.
A animação abaixo mostra seqüências aleatórias de botões acionados para o cubo.
Bibliografia
SHUBNIKOV, A. V. e KOPTSIK, V.A., Symmetry in Science and Art, Plenum Press, N.Y., 1974.
SMART, L. e MOORE, E., Solid State Chemistry, Chapman & Hall, London, 1995.
Por favor, envie teus comentários.
Tabela de temas.