Última Atualização 16/ 01/ 2005
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Convida-se a clicar primeiro num botão da figura contendo os índices de Miller e depois num botão correspondente assinalado com três letras ou vice-versa. Se aparecer uma cara sorridente isto significa que foram selecionados os índices de Miller que definem corretamente o plano de face marcado com as três letras na figura em perspectiva distorcida do tetraedro com a orientação dada. Os eixos Cartesianos com a origem em o são apresentados em branco e o lado positivo está indicado com x, y e z. Cada eixo Cartesiano intercepta o ponto médio de duas arestas ortogonais do tetraedro, como mostrado na tabela 1 em cores iguais.
Tabela 1. Interseção de eixos cartesianos e arestas do tetraedro.
Ponto | Ponto médio da aresta |
t | AB |
u | DC |
r | AD |
s | BC |
v | AC |
w | DB |
Apenas as 18 primeiras correspondências erradas entre índices de Miller e planos são avaliadas com caras infelizes. O tempo padrão é mostrado ao término do jogo, quando o conjunto completo dos 4 planos foi corretamente indexado.
Exercícios
1) Existe qualquer conjunto de planos de faces paralelas ou perpendiculares no tetraedro?
2) Escreva os índices de Miller para todas as faces do tetraedro relacionadas pelo eixo de rotoinversão de ordem 4.
3) Defina a localização de um eixo de ordem 3 num tetraedro e escreva os índices de Miller dos 3 planos de faces relacionados pela sua operação.
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